Todo homem valente tem os seus segredos. Faremos uma reflexão sobre o modelo de família e cidade nos tempos bíblicos.
Sl127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. 3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. 4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.
Não será o excesso de trabalho, sem foco e sem estratégia, que estabelecerá o homem.
O que traria edificação e segurança para a família ou para uma cidade? Certamente não será o excesso de ralação. Deveríamos focar em transmitir para a próxima geração uma confiança inabalável em Deus.
Compromissos básicos do homem valente
Edificar a sua casa, guardar a sua cidade (comunidade), e levantar uma geração poderosa (descendência). E estas três coisas não dependem apenas do nosso esforço e empenho.
Edificar a casa
Por trás de uma sólida edificação será necessário agregar valores espirituais onde nos tornaremos 100% dependentes de Deus. Naturalmente existe um preço e um cálculo para agregar valores espirituais:
No evangelho de Lucas, Jesus compara um EDIFICADOR a um homem VALENTE que saiu a guerrear.
Lc 14:26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer (amar menos) a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? …
... 31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. 34 Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? 35 Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Edificar a casa ou vencer guerras dependem da saúde dos nossos relacionamentos. Porém, a saúde dos nossos relacionamentos tem o custo de colocar Deus em primeiro lugar nas nossas próprias vidas.
Deus em primeiro lugar
Colocar Deus em primeiro lugar te libertará para conhecer a sua identidade, o seu valor e te habilitará para cumprir o seu propósito.
O que te fará sábio e habilitado para edificar a sua casa é se tornar um verdadeiro discípulo nos moldes do texto. Isto incrivelmente significa aborrecer Pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e a própria vida! Aborrecer (amar menos) aponta para a prioridade de Deus sobre a sua vida com respeito a todas estas pessoas queridas, inclusive você mesmo.
A melhor forma de amar as pessoas mais importantes da sua vida é não coloca-las antes de Deus para você. Quanto mais dependente de Deus e quanto mais ama-lo, mais qualificado como valente de Deus você será para edificar a sua casa.
Por isto o salmo diz: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Sendo assim, o custo de edificar uma casa é o custo de colocar o Senhor Deus em primeiro plano. Isto nos dará condições de GERAR filhos e FORMAR discípulos que serão flechas na aljava do valente!
O sal faz toda diferença
34 Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? 35 Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora.
Se o sal perder o sabor não ha mais nada que se possa fazer. Não existe outra opção para o sal, é insubstituível! Já provou uma comida sem sal?
Para os relacionamentos, o sal é o tempero que alguém só possui se colocou o Senhor em primeiro plano na sua vida. Este é o sal para os relacionamentos!
Testes
Discípulos são aprendizes, sendo assim são ensinados e testados o tempo todo.
Mt 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína.
Só passa nos testes quem aplica ou pratica o que foi ensinado. As provas não são previsíveis, elas sempre nos surpreendem em termos de tempo, modo, e pessoas envolvidas.
A essência de edificar a casa será então erguer filhos amados que aprenderam a confiar no Senhor.
A arma secreta dos homens valentes
Nos tempos bíblicos as cidades eram amuralhadas e possuíam portões. Podemos dizer, que os portões representam as áreas de influência da sociedade: Família; Igreja; governo; saúde; educação; mídia; artes, esportes e entretenimento.
A primeira linha de proteção da vida é a casa, a família. A segunda é a comunidade, a cidade e a nação.
Proteger a cidade dependerá da edificação da casa, porque? Você vai aprender neste salmo que “A batalha depende dos filhos”. Os filhos representam a arma secreta do homem valente”!
3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. 4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.
Dependemos 100% de Deus nas nossas vidas para erguer filhos maduros. Este não é absolutamente um processo natural, é sobrenatural.
Guarde também as portas da cidade
Na verdade eram os muros da cidade que protegiam a casa. O homem valente tem a consciência de guardar a porta da sua casa, mas também de proteger a sua cidade e nação. Se o inimigo entrar pelas portas da cidade ou da comunidade, não demora muito ele chegará na porta da casa. Se a comunidade estiver vulnerável, isto acaba respingando na família.
O caso de Abraão e Ló
Gn 18:17 – 19, Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.
Uma comunidade comprometida tem o fundamento de famílias comprometidas. Quando Ló não podia mais guardar a porta da sua cidade, a porta da sua casa foi arrombada.
Valentes ou lideres são guardiões de portas. Os lideres das cidades, nos tempos bíblicos reuniam-se nas portas. Não apenas julgavam ali as causas da comunidade, mas também argumentavam com os inimigos que queriam infiltrar e comprometer o bem-estar da cidade ou da comunidade.
Vencendo as afrontas
Lc 7:35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.
Jesus disse que a sabedoria de um homem valente é justificada pelos seus filhos. Este é um texto que chama pais de homens valentes. Do ponto de vista de Jesus, quem é o sábio ou o valente? É aquele que ganha a alma dos filhos! Será necessário mais do que uma boa pregação, teremos que também oferecer o OMBRO.
Pv 11:30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.
Filhos maduros são leais, venceram os argumentos na alma e se tornaram flechas na mão do homem valente. Quando a afronta vier na casa ou na comunidade eles serão a resposta! Nada fortalece mais os pais numa guerra do que filhos fieis, e nada confunde e envergonha mais os pais do que filhos infiéis.
Flechas polidas
O que é uma flecha na mão de um valente? É um filho que na hora da batalha, da pressão, da afronta, podemos contar com ele.
…Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava…
A missão do homem valente é forjar filhos tendo como modelo Jesus: Este é o meu filho amado em quem me comprazo!!! Na verdade, Deus Pai não precisou de muitos filhos, Ele precisou de um só para vencer todos os inimigos!
Jo 3:17, Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Jesus foi a flecha de salvação da parte de Deus Pai. Ele venceu o pecado, o diabo, as enfermidades e principalmente a morte!
Leia também no meu Blog, um artigo sobre o princípio de autoridade no lar, O USO DO VÉU.